terça-feira, 30 de outubro de 2007

Nova Capa Saúde Actual_26 e Editorial

Divulgação e colaboração

Apesar de me sentir por vezes, como todos os seres humanos aliás, mais desanimado, com o tempo, as tristezas, a crise (situação económica menos boa), entramos agora numa época invernal e parece-me que felizmente as consciências começam a ser mobilizadas em relação ao meio ambiente. Isto porque as inconstâncias do tempo e as alterações bruscas são os sintomas inevitáveis das mudanças no comportamento do nosso planeta. A "Semana da Sustentabilidade" promovida recentemente pela BP no Lagoas Park, em Oeiras, onde estivemos presentes, é sinal que as grandes empresas começam a fazer um esforço nesse sentido. Por outro lado, não nos devemos esquecer da importância da água como fonte de vida, e do grande problema que se prevê para o futuro, se não a começarmos a poupar. Afinal, bastam pequenos gestos no nosso dia-a-dia (não deixar a torneira a correr enquanto escovamos os dentes ou lavamos a loiça, por exemplo), mas também convém ter cuidado com os pesticidas que contaminam os lençóis freáticos...
Neste número, e ainda a propósito do Dia Mundial da Alimentação, incluímos receitas variadas, sugeridas por especialistas com muitos anos de experiência, como é o caso de Fernanda Vaz e Natália Rodrigues, e explicamos como se faz o tofú (queijo de soja), de baixo custo e elevado valor nutricional. Deixamos assim o nosso contributo para que o leitor se alimente melhor. Publicamos a primeira parte de um texto dedicado ao Feng Shui, pois por vezes um pouco de boa vontade é suficiente para melhorarmos a nossa qualidade de vida (mudando a posição da cama, para dormir com a cabeça virada para norte, por exemplo). Entretanto, assistimos à primeira aula do presente ano lectivo, dada por Pedro Choy no Hotel Altis, que incidiu sobre a filosofia do Yin/Yang, que se revela uma verdadeira lição de vida, pois está presente nas leis da natureza. E é ainda de realçar o jantar de celebração dos 95 anos da Sociedade Portuguesa de Naturologia, no qual também estivemos presentes. Esperamos que daqui a cinco anos esta instituição, de grande utilidade publica e louvor, comemore com distinção o seu centenário.
Lembramos que estará brevemente disponível a Agenda Natura 2008, que conta este ano com um artigo de fundo sobre os relógios de sol, que merecem uma maior atenção, textos sobre o meio ambiente e saúde, e os habituais mapas de naturologia.
Por fim, se há algo que me inspira são os comentários e sugestões feitos pelos nossos leitores, que cada vez são mais frequentes. Afinal, temos a missão de divulgar, sem nos deixarmos pressionar pela concorrência, e contando com o apoio de todos os interessados em contribuir para melhorar a nossa revista. Assim, pretendemos sensibilizar as empresas e os profissionais ligados ao sector, para que invistam no nosso trabalho e aproveitem para publicitar os seus produtos e serviços na imprensa especializada. Agradecemos então e mantemos a nossa intenção de apostar numa colaboração intensa e constante, para uma sempre melhorada divulgação.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

As Pedras e os Problemas de Saúde



Alergias
Pedras - aventurina, peridoto

Anemia

Pedras - granada, hematite

Ansiedade
Pedras - ametista, citrino, quartzo rosa

Artrite

Pedras - malaquite, granada, alga marinha

Borbulhas

Pedras - aventurina, peridoto

Bronquite
Pedras - turquesa, alga marinha

Cancro
Pedras - turmalina preta e verde, quartzo fumado

Depressão
Pedras - citrino, turmalina, lápis lazúli, turqueza

Desequilíbrio emocional

Pedras - sodalite

Doença de Alzheimer
Pedras - turmalina, ónix,

Doenças genéticas
Pedras - granada

Dores de cabeça
Pedras - ametista, ágata, cristal

Dores generalizadas
Pedras - cristal

Eczema
Pedras - aventurina, ametista, peridoto

Esgotamento geral
Pedras - cristal, quartzo fumado, granada

Feridas
Pedras - hematite, malaquite, cornalina

Gânglios linfáticos inchados
Pedras - ágata moscada, pedra da lua, alga marinha

Hipertiroidismo
Pedras - alga-marinha, sodalite

Hipoglicemia
Pedras - quartzo fumado

Inflamação da garganta
Pedras - alga marinha, turquesa

Menopausa
Pedras - pedra da lua

Menstruações dolorosas
Pedras - malaquite, cornalina

Nervosismo
Pedras - ametista, citrino

Obstipação
Pedras - cristal, peridoto, cornalina, jade, ágata

Otite
Pedras - malaquite

Perturbações psíquicas
Pedras - turmalina azul, fluorina, pérola

Pesadelos
Pedras - ametista, quartzo rosa

Prevenção do cancro
Pedras - turmalina

Próstata
Pedras - ágata, quartzo fumado

Tensão arterial alta
Pedras - sodalite, lápis lazúli

Tensão arterial baixa
Pedras - granada, turnalina verde

Varizes
Pedras - hematite, ametista

Vertigens
Pedras - cristal, turmalina, ametista