quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Rev. Saúde Actual 30

Rir...
um grande
remédio


Durante o Verão, encontrei algumas pessoas amigas que não via há algum tempo, que me questionaram em relação ao meu aspecto jovial, afirmando com espanto que continuo "sempre na mesma". Fez-me pensar no porquê? Para além da questão genética, o facto de ter praticado muito desporto, ter sempre uma alimentação saudável (comer muita fruta e pouca carne, por exemplo)... a praia e o repouso também têm influenciado, mas agora procuro ainda rir com fartura, seguindo o exemplo de um provérbio chinês que aconselha a rir 30 vezes ao dia. Assim, foi com prazer que escolhi abordar nesta edição a risoterapia como um dos temas fortes, e com isso contribuir com positividade para os piores momentos da nossa existência.

No fim de um Verão que parece prolongar-se pelo Outono, sugerimos os melhores métodos para rejuvenescer a pele e também para a protecção contra algumas doenças e o fortalecimento do sistema imunitário. Damos realce a temas como o amor e a meditação, referidos na entrevista a Didi Sudesh, e ainda aos espaços verdes, mencionados na rubrica das viagens (o Jardim Botânico de Londres ou a "cidade verde", João Pessoa, no Brasil). Apelamos então à prática do Eco-tu-rismo, de modo que os cidadãos dêem mais valor às áreas protegidas, à preservação das florestas e de espécies em risco de extinção, como o dragoeiro. Lembramos a importância da polinização, para a qual o papel das abelhas é imprescindível, abelhas que em determinadas zonas do planeta começam a afastar-se da colmeia e a abandonar a sua rainha, fenómeno que merece especial atenção pela parte dos cientistas.

Com a ajuda de todos, esperamos continuar a promover o bem do planeta, agora incentivando as energias alternativas, que felizmente ganham terreno, e alertando para o problema do desenvolvimento sustentável. De facto, já há décadas que o fazemos, não esquecendo o conceito da "ecologia humana", e sabemos que é esta a nossa missão, dando o máximo para que os leitores gostem cada vez mais da nossa publicação.