quinta-feira, 25 de outubro de 2007

8 conselhos para um sono reparador


Dormir bem é essencial
para a saúde
e para o espírito.
Aqui tem oito conselhos básicos
para descansar bem.

1. Coloque a cabeceira da cama orientada para norte, de modo a ficar com a cabeça para norte e os pés para sul, a fim de estabelecer uma ressonância biológica com a orientação magnética terrestre.

2. Tome um duche antes de dormir, com água morna.

3. Vista pijamas e utilize lençóis 100% algodão para evitar a elec-tricidade estática.

4. Mantenha os lençóis e o quarto bem limpos e perfumados com algum aroma que lhe agrade. Poderá por exemplo vaporizar óleo essencial de lavanda pelo quarto e nas almofadas.

5. Jante pelo menos três horas antes de dormir e evite refeições pesadas e à base de gorduras. Não tome bebidas excitantes, ao longo da tarde, como o café, o chá ou a coca-cola. Ao jantar, não consuma alimentos estimulantes como, por exemplo, alhos crus ou molhos picantes.

6. Evite ver na televisão filmes de temática violenta ou que produzam qualquer tipo de tensão emocional.

7. Pratique alguma técnica de relaxamento. Concentre-se na respiração, inalando e soltando o ar muito devagar, esquecendo-se de todos os problemas e sentindo como o seu corpo se inunda de uma luz intensa de cor azul. Sinta como todos os músculos se relaxam, especialmente os dos ombros, estômago e mandíbulas.

8. Leia um livro, com ensinamentos para a mente e para a alma, que a deixe em paz.

Capa Saúde Actual | Set/Out - 2007

Investir num bem comum

As férias acabam e o Verão toca para o fim, mas os seus efeitos podem ser alargados, aproveitando os últimos raios solares da temporada estival. Assim, guardamo-los nas nossas reservas imunológicas e emocionais do Outono, para que disponhamos de energia e capital anímico, para os dias curtos e invernosos.
Neste número de final de Verão, princípio de Outono, sugerimos que carregue o depósito do seu organismo com os antioxidantes das frutas e dos seus sumos (como as uvas ou as romãs), para desintoxicar, ou ainda com os beta-carotenos das cenouras, para prolongar o bronzeado. Preste atenção à natureza, mais concretamente à chegada dos cogumelos, refresque o seu sistema imunitário e preencha o seu espírito com luz e energia, de modo a que estas se mantenham durante o Inverno. Basta um pouco de boa vontade para seguir os nossos conselhos, e decerto conseguirão alcançar este objectivo. Apresentamos o artigo "Ementas saudáveis em 15 minutos", que o ajudará nesse sentido, depois dos excessos (se os praticou).
Entrevistámos a jornalista e apresentadora da RTP1, Cláudia Borges, sem tabus sobre a importância do seu programa de saúde e sobre o lançamento do seu livro dedicado às alergias. Durante as férias, estivemos presentes na Feira Lisboa Zen, no Jardim Tropical de Belém (presença que esperamos repetir, com uma maior divulgação, no próximo Verão) e na Feira Social Sénior da Cidade de Setúbal, organizada pela Associação de Socorros Mútuos Setubalense, que presta apoio aos idosos. E, no final de Setembro, não se esqueça de marcar na sua agenda a Feira Viver Saúde, na Fil, onde estaremos ao vosso dispor, com as nossas edições.