sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Revista Saúde Actual 36

As defesas
naturais e o
rejuvenescimento
Os segredosda longevidade



Nos meses de Novembro e Dezembro, o tempo parece voltar ao normal, regressa a chuva, com todos os problemas de escoamento, nas sarjetas e entulhos de obras, e, à semelhança do que aconteceu há dois anos, as cheias. Este deveria ser o cuidado antecipado das autarquias, para minorar as consequências desagradáveis. Devemos acreditar no que alguns cientistas apregoam, que teremos uma Primavera e um Verão a começar mais tarde, com um mês de diferença?

Nesta edição, voltamos a incidir no reforço das defesas do nosso organismo, com o texto "Vias respiratórias livres", as sugestões re-lativas à equinácia, que, segundo um estudo suíço, contribui para o fortalecimento do nosso sistema imunitário, e ao magnésio, mineral de extrema importância e que parece escassear nos solos. Não esquecemos a nutrição para a época que se aproxima, os cuidados do “saber comer” e dos efeitos desses cuidados, mesmo a nível estético e para uma maior longevidade. Damos também relevância ao rejuvenescimento, tendo como testemunho o Dr. Dr. Bokkulla Ramashandra Reddy, médico ayurvédico que entrevistámos aquando a sua passagem por Lisboa, no mês passado, e que nos deu conselhos muito interessantes, como por exemplo a utilização das flores da árvore painera (que se encontra na Praça da Alegria, em Lisboa) para os cuidados íntimos femininos. Seguimos com uma entrevista a Elsa Raposo, uma figura bem conhecida do público pelas suas mudanças e cuidados de saúde. Falamos ainda do harpago, uma planta anti-inflamatória para os eventuais problemas do início do frio, damos conselhos para combater as gripes e oferecemos, juntamente com o artigo de beleza Green Peeling, uma experiência de tratamento da pele numa clínica em Cascais (saiba como concorrer na página 47). Desta vez, sugerimos uma viagem radical pelo rio em Melgaço e a visita ao SPA Six Senses da Penha Longa, em Sintra, com uma excelente atmosfera, a envolvência com um local maravilhoso e a energia que nos transmite. Ao usufruir de uma massagem, terá certamente uma experiência memorável.

Melhorámos a nossa Agenda Natura 2010, que aconselhamos até como prenda de Natal, e também a nossa presença no canal Sapo Saúde, uma excelente forma de proporcionar a leitura de artigos anteriores na internet. Continuamos a tentar evoluir, aperfeiçoando a nossa revista com assuntos sérios, com a ajuda dos nossos patrocinadores e amigos e agradecendo aos nossos colaboradores nesta difícil missão de procurar novas formas (algumas milenares) de alcançar o conhecimento e o bem-estar. Feliz 2010!

Revista Saúde Actual