quinta-feira, 8 de maio de 2008

SActual 29

Escudo
protector


Para esta edição de Verão, que se prevê longo e quente, prestamos atenção ao astro misterioso, e de re-velação da vida na Terra, o Sol. Reconheço que esta é a minha estação do ano preferida, mas penso que nunca será de mais relembrar que, nos dias de hoje, e devido à diminuição da camada do ozono, o nosso escudo protector, devemos sempre ter atenção às horas de exposição aos raios solares, de preferência antes das 11.30 da manhã ou depois das 16.30 horas.
Assim, começamos por preparar esta revista tendo em conta os cuidados pré-bronzeado, dos quais fazem parte inevitavelmente a escolha de um creme protector adequado, mas também uma cura com betacarotenos, um suplemento muito vantajoso para que a nossa pele melhor suporte os efeitos nocivos dos raios solares. E como actualmente existem interferências nefastas de todos os géneros, agora também electromagnéticas, a toma de antioxidantes revela-se primordial nos nossos hábitos de vida. Este será então um tema forte para quem, como nós, defende a prevenção e faz serviço público com seriedade, que felizmente também existe no nosso país.
Por outro lado, damos sugestões para que passe umas férias tranquilas, e propomos passeios saudáveis, visitas propícias ao relaxamento e ao encontro com nós próprios, como se poderá ler na nossa nova rubrica dedicada aos Jardins de Portugal. E referimos ainda a dietética marinha, uma potencialidade muito nossa, pois ao aproveitarmos a costa rica em iodo, contribuímos para que as doenças vão também de férias.
Por fim, saúdo as autoridades competentes, no que respeita ao caso de um suplemento à base de depuralina, que sempre acreditámos não conter subs-tâncias nefastas, mas sim merecer alguma atenção, como aliás, tudo na vida. Na realidade, em milhares, nove casos serão decerto um número não significativo. A toma da depuralina poderá causar algum mal-estar quando se trata de um produto concentrado e tomado em excesso (assim como acontece com outras substâncias, como a cafeína, ou mesmo o chá verde), ou eventualmente quando misturado com outros medicamentos. Mas tem certamente efeitos benéficos comprovados, sendo óptimo para a obstipação, de-vido às sementes de linhaça. Penso então na minha experiência pessoal, e recordo-me de há cerca de 25 anos ter feito uma limpeza geral do organismo, durante uma semana, à base de uma alimentação e produtos naturais específicos. Tive febre nos primeiros dias, um sinal positivo, de que tinha espoletado o incómodo pelo qual estava a passar (obstipação). Com a continuação da dieta, a febre passou, e com ela a prisão de ventre. Afinal, é sempre preciso acreditar no racional e procurar bons aconselhamentos. Bom Verão!

Capa SActaul 28

Primavera
deslumbrante


Há algumas semanas, o nosso jardim "à beira-mar plantado" foi contemplado com magníficos dias, de início da Primavera. Nessa altura, e na companhia do Dr. Miguel Boieiro, visitei as salinas do Samouco, a pretexto de fotografar sa-licórnias (plantas das quais falamos nesta edição, e que considero, juntamente com as capuchinhas e as orquídeas, constituírem novas potencialidades). Seguiu-se um passeio no Sítio das Hortas, onde, após ter apreciado os campos a despontar de flores, me deparei com o rio calmo, como um espelho, e os peixes a saltar. Foi sem dúvida, um dia primaveril deslumbrante.

Passada uma semana, com o eclipse da lua, a chuva! Acredito que o eclipse tenha tido influência, assim como teve no maremoto ocorrido na Indonésia, e por isso mesmo penso que deveria ser objecto de estudo por parte dos meteorologistas. As temperaturas variáveis e as mudanças bruscas devem ser tidas em conta e, para minorar as consequências negativas, não se poderá esquecer a limpeza das valas e dos esgotos (tal como se deve fazer o mesmo nas florestas e matas, antes do Verão, por causa dos incêndios). Surgem então as preocupações devidas a erros cometidos no passado, como os desvios de ribeiros, por exemplo, e por isso recordo os conselhos e as sugestões do Arquitecto Ribeiro Telles. Outrora também chovia, talvez não com tanta intensidade ou assim de uma só vez... ou talvez o problema seja do escoamento... actualmente parece que a terra não respira o suficiente. É então preciso parar, pensar, meditar, ouvir o silêncio, tirar algum partido ou ensinamento deste alerta lançado pela Natureza!

Entretanto, e em antecipação de um Verão quente, referimos nesta edição alguns cuidados a ter, pois a prevenção deverá ser preferencialmente feita alguns meses antes: falamos assim das massagens para a obtenção de um ventre liso, lembramos o problema das gorduras e a importância da desintoxicação, e sugerimos ainda o gérmen de trigo para a pele. Resolvemos incluir também um artigo de opinião sobre o estado da saúde no país, esperando que a situação das urgências melhore em breve. No capítulo das viagens, a expe-riência das hortas biológicas urbanas em Cuba merece especial atenção, como exemplo positivo.

Ficam os votos de uma Páscoa feliz, cheia de energia, que a Primavera em flor nos oferece.

Bem haja este novo ciclo!