quinta-feira, 8 de maio de 2008

Capa SActaul 28

Primavera
deslumbrante


Há algumas semanas, o nosso jardim "à beira-mar plantado" foi contemplado com magníficos dias, de início da Primavera. Nessa altura, e na companhia do Dr. Miguel Boieiro, visitei as salinas do Samouco, a pretexto de fotografar sa-licórnias (plantas das quais falamos nesta edição, e que considero, juntamente com as capuchinhas e as orquídeas, constituírem novas potencialidades). Seguiu-se um passeio no Sítio das Hortas, onde, após ter apreciado os campos a despontar de flores, me deparei com o rio calmo, como um espelho, e os peixes a saltar. Foi sem dúvida, um dia primaveril deslumbrante.

Passada uma semana, com o eclipse da lua, a chuva! Acredito que o eclipse tenha tido influência, assim como teve no maremoto ocorrido na Indonésia, e por isso mesmo penso que deveria ser objecto de estudo por parte dos meteorologistas. As temperaturas variáveis e as mudanças bruscas devem ser tidas em conta e, para minorar as consequências negativas, não se poderá esquecer a limpeza das valas e dos esgotos (tal como se deve fazer o mesmo nas florestas e matas, antes do Verão, por causa dos incêndios). Surgem então as preocupações devidas a erros cometidos no passado, como os desvios de ribeiros, por exemplo, e por isso recordo os conselhos e as sugestões do Arquitecto Ribeiro Telles. Outrora também chovia, talvez não com tanta intensidade ou assim de uma só vez... ou talvez o problema seja do escoamento... actualmente parece que a terra não respira o suficiente. É então preciso parar, pensar, meditar, ouvir o silêncio, tirar algum partido ou ensinamento deste alerta lançado pela Natureza!

Entretanto, e em antecipação de um Verão quente, referimos nesta edição alguns cuidados a ter, pois a prevenção deverá ser preferencialmente feita alguns meses antes: falamos assim das massagens para a obtenção de um ventre liso, lembramos o problema das gorduras e a importância da desintoxicação, e sugerimos ainda o gérmen de trigo para a pele. Resolvemos incluir também um artigo de opinião sobre o estado da saúde no país, esperando que a situação das urgências melhore em breve. No capítulo das viagens, a expe-riência das hortas biológicas urbanas em Cuba merece especial atenção, como exemplo positivo.

Ficam os votos de uma Páscoa feliz, cheia de energia, que a Primavera em flor nos oferece.

Bem haja este novo ciclo!

Sem comentários: