quinta-feira, 8 de maio de 2008

SActual 29

Escudo
protector


Para esta edição de Verão, que se prevê longo e quente, prestamos atenção ao astro misterioso, e de re-velação da vida na Terra, o Sol. Reconheço que esta é a minha estação do ano preferida, mas penso que nunca será de mais relembrar que, nos dias de hoje, e devido à diminuição da camada do ozono, o nosso escudo protector, devemos sempre ter atenção às horas de exposição aos raios solares, de preferência antes das 11.30 da manhã ou depois das 16.30 horas.
Assim, começamos por preparar esta revista tendo em conta os cuidados pré-bronzeado, dos quais fazem parte inevitavelmente a escolha de um creme protector adequado, mas também uma cura com betacarotenos, um suplemento muito vantajoso para que a nossa pele melhor suporte os efeitos nocivos dos raios solares. E como actualmente existem interferências nefastas de todos os géneros, agora também electromagnéticas, a toma de antioxidantes revela-se primordial nos nossos hábitos de vida. Este será então um tema forte para quem, como nós, defende a prevenção e faz serviço público com seriedade, que felizmente também existe no nosso país.
Por outro lado, damos sugestões para que passe umas férias tranquilas, e propomos passeios saudáveis, visitas propícias ao relaxamento e ao encontro com nós próprios, como se poderá ler na nossa nova rubrica dedicada aos Jardins de Portugal. E referimos ainda a dietética marinha, uma potencialidade muito nossa, pois ao aproveitarmos a costa rica em iodo, contribuímos para que as doenças vão também de férias.
Por fim, saúdo as autoridades competentes, no que respeita ao caso de um suplemento à base de depuralina, que sempre acreditámos não conter subs-tâncias nefastas, mas sim merecer alguma atenção, como aliás, tudo na vida. Na realidade, em milhares, nove casos serão decerto um número não significativo. A toma da depuralina poderá causar algum mal-estar quando se trata de um produto concentrado e tomado em excesso (assim como acontece com outras substâncias, como a cafeína, ou mesmo o chá verde), ou eventualmente quando misturado com outros medicamentos. Mas tem certamente efeitos benéficos comprovados, sendo óptimo para a obstipação, de-vido às sementes de linhaça. Penso então na minha experiência pessoal, e recordo-me de há cerca de 25 anos ter feito uma limpeza geral do organismo, durante uma semana, à base de uma alimentação e produtos naturais específicos. Tive febre nos primeiros dias, um sinal positivo, de que tinha espoletado o incómodo pelo qual estava a passar (obstipação). Com a continuação da dieta, a febre passou, e com ela a prisão de ventre. Afinal, é sempre preciso acreditar no racional e procurar bons aconselhamentos. Bom Verão!

Sem comentários: