sexta-feira, 24 de abril de 2009

Saúde Actual_34 Nas Bancas a 4 de Maio

Endorfinas da felicidade

Começamos este número com a denominada planta do coração, porque estamos em Maio e o Verão aproxima-se. Segundo a filosofia oriental, o Verão tem o fogo como elemento e o coração como órgão sazo-nal, sendo o meio-dia a hora a que corresponde um maior batimento. Por outro lado, nunca é demais chamar a atenção para o perigo dos incêndios, que se repetiram em anos anteriores. Nesta altura, as dietas merecem destaque, e o nosso artigo sobre a dieta do gaspacho é curioso pois lembra que as sopas são essenciais para o nosso organismo. Já as nossas avós tanto as recomendavam e antigamente eram a base da alimentação nas aldeias, inclusivamente para os agricultores, como por exemplo a sopa de couves com feijão, em lume de lenha. Além disso, o gaspacho com legumes da época, ricos em betacarotenos e antioxidantes, são óptimas para o Verão, como bem sabem os alentejanos. 

Falámos com a cantora Mónica Sintra sobre alimentação e a sua prefe-rência pela infusão de perpétuas roxas, planta conhecida pelos fadistas como o "chá para a voz". A fitoterapia marca presença pelos abrolhos, uma planta que me parece pouco referenciada no nosso país. Louvo o facto de os nutricionistas terem finalmente admitido a importância dos chás e das infusões (atenção à diferença): temos o exemplo do chá preto, que se tomado três vezes por dia reduz o risco de AVC e protege a mucosa gástrica, ou do verde (Camelia sinensis), onde se encontra a tiamina, que tem um efeito positivo no cérebro. Mencionamos os morangos, uma cultura delicada, mas da qual se consegue hoje em dia grandes produções biológicas, sendo um exemplo de que é possível aos pequenos agricultores apostarem na qualidade, evitando riscos para a saúde global (pesticidas, nitratos, contaminação da água, contaminação genética com efeitos na fertilidade), e contrariando os becos sem saída da sociedade vigente. Damos vários exemplos de evolução nesta área, a caminho da regulamentação, como é o caso do protocolo e da declaração de Provence, e o parecer da Dr.ª Adelaide Agostinho, Presidente da Comissão Instaladora do Centro de Etnobotânica da República de Moçambique. E apresentamos ainda novas metodologias para solucionar problemas e conflitos, como as "constelações familiares". 

A propósito da eleição das "Maravilhas portuguesas no Mundo", deixo um apelo às entidades competentes para que se sensibilizem para o facto de existirem muitos monumentos maravilhosos espalhados pelo mundo, mas votados ao abandono, como eu próprio vi em Malaca, Moçambique e Brasil (o estado da Igreja da Nossa Senhora da Guia em Lucena, Paraíba, entristeceu-me). Por outro lado, o passeio ao Budha Eden, na Quinta dos Loridos, no Bombarral, renova a esperança, na unificação de todas as religiões, sendo um exemplo de construção para compensar a destruição das enormes estátuas de Buda no Afeganistão. Sugiro então aos leitores um destino diferente da rotina para estas férias, na descoberta de novas experiências, acumulando reservas de felicidade em contacto com a natureza, num exercício para estimular as endorfinas. Convido-os ainda a visitar a Feira Viver Saúde, na FIL, em finais de Maio, com entrada livre na apresentação da revista, e a participar no Congresso em Sintonia com o planeta Terra.  Férias felizes!