segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Revista Saúde Actual 37

Ano novo, vida nova.
12 meses para melhorar a sua vida

Na maior parte das vezes, começo o editorial abordando o tempo atmosférico que se faz sentir… estamos agora na altura das chuvas e do frio, tal como é habitual, mas que este ano surgiram de repente e com grande intensidade… associo esta situação à (falta de) qualidade ambiental nos dias de hoje. E num ano dedicado à biodiversidade, protecção do meio ambiente e das espécies, devemos respeitar os animais e o seu habitat, que correm o risco de se extinguirem, restando apenas alguns espécimes em cativeiro ou catalogados.

É importante reduzir os níveis de poluição e, nesse sentido, Copenhaga foi adiada até ao próximo sinal vermelho…gostaria então de chamar a atenção para um grande problema da sociedade actual, o lixo. Os estados deviam preocupar-se em reduzir e reciclar devidamente pois a Terra começa a dar sinais de asfixia… a humanidade tem de mudar a sua maneira de viver e temos que alterar os nossos comportamentos individuais… sugiro um pequeno exemplo: alguém se dispõe a não comer carne ou peixe pelo menos um dia por semana, aproximando-se da dieta "paleolítica", assim já denominada por alguns cientistas, e que se provou evitar algumas doenças urbanas? São pequenos gestos, para começar bem o ano, e terminá-lo ainda melhor. Por outro lado, não nos podemos esquecer da importância das minhocas, pequenos produtores de húmus, fonte da fertilidade da terra, e deixo ainda um louvor a todos os activistas e pioneiros nestas causas, alguns esquecidos pelos media.

Nesta edição, damos realce a um guia natural para os males de inverno, à gripe, que merece sempre cuidado nesta altura, à síndrome metabólica, problema de saúde associado à obesidade, à importância da alimentação no desenvolvimento da acne, e apresentamos uma viagem ao Japão, cujos hábitos saudáveis, como as massagens e as termas, deverão ser tidos como exemplo. Sugerimos ainda uma visita ao simpático Essentials SPA, no Bairro Azul em Lisboa, para o qual oferecemos um desconto. Falámos com o grande humorista Herman José, que esperamos que se mantenha inspirado, continuando a animar os portugueses nesta época mais difícil. Por fim, oferecemos-lhe a previsão dos astros para o novo ano, o ano do Tigre segundo o calendário chinês, um ano que esperamos que seja bem melhor, com trabalho, rigor e positivismo para todos.

A nossa revista faz 10 anos e iremos comemorar com os leitores, patrocinadores e colaboradores, com iniciativas diversas, para além do lançamento de novas publicações, como por exemplo, um livro sobre gripes e uma segunda edição (melhorada e actua-lizada) da Colectânea Natura. Votos de muito amor e um ano me-lhor para todos em 2010.

Sem comentários: