quinta-feira, 17 de maio de 2012


Aprender novos hábitos

Luís Filipe Freitas


Numa fase em que não podemos baixar os braços, devido às contingências da sociedade, serão opções inteligentes adotarmos estilos de vida alternativos e tomarmos decisões rapidamente, para não cairmos na inércia. Estamos, aqui na Europa, no tempo das chuvas, vento e frio, por vezes com grande intensidade, o que me faz recordar as cheias e os vendavais que aconteceram há uns anos, e todos os cuidados são poucos. 

Estamos também no tempo do vinho novo, das castanhas e das festas familiares. Com o final do ano, inicia-se um outro, com a motivação e a força do ano do Dragão. Tenhamos a esperança de superar as dificuldades, apreender aquela destreza de recuperar velhos amigos, adquirir novos hábitos, que nos permitam gozar os demais anos que nos restam viver, desfrutando cada dia dos 365, com alegria e aceitação, sem esperar grandes resultados, mas vivendo bem o momento de cada etapa. Temos um ano para aprender.

É importante reforçar e alimentar agora o sistema imunitário, ter muitos cuidados com as gripes e constipações, e aproveitamos então para aludir à osteopatia integral, que ajuda a combater a dor. De cada vez que consulto um massagista ou terapeuta, este diz-me que estou tenso nos ombros ou nas cervicais, o que indicia que me descuro dos exercícios preventivos, e isso faz-me lembrar os hábitos de desporto ou dos povos orientais para manter a saúde, praticando chi kung ou tai chi. Para o sexo feminino, sugerimos a dança do ventre, que além de cuidar da saúde física e mental, é uma prática que pode melhorar as relações sexuais, pois reforça a musculatura pélvica, ajuda a evitar problemas de incontinência urinária e é uma excelente forma de preparação para o parto. 
A tradição de energizar os rins nesta altura do ano merece destaque nesta edição, assim como o cacau, as receitas de Natal e a viagem a Moçambique, país amigo de grande beleza e de novas oportunidades. Destacamos também as opiniões do conhecido apresentador de televisão Francisco Mendes, e os saberes de Afonso Vieira. 

A nossa missão, ao longo de mais de uma dezena de anos,        tem sido sempre alcançada com independência e vontade de divulgar saberes ancestrais, globais e ecológicos, seguindo o rio da vida, espalhando esses saberes no seu leito, evoluindo espiritualmente em direção ao grande oceano.

Sem comentários: